Bolachinhas de amêndoa, côco e chocolate / Almond-coconut & chocolate cookies

by - dezembro 18, 2015


Ingredientes

1 ovo
1 ¼ chávenas de farinha de amêndoa
¼ chávena de côco ralado
¼ chávena de flocos de aveia (ralados)
½ chávena de açúcar
100 gr de manteiga
1 colher (chá) de fermento
½ colher (chá) de baunilha
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de granulado de chocolate


  1. Numa taça, misturar a amêndoa, a aveia, o côco e o fermento.
  2. Bater  a manteiga com o açúcar e a baunilha, até obter um creme fôfo.
  3. Juntar o ovo e o sal.
  4. Aos poucos, envolver no creme a mistura das farinhas.
  5. Por fim, acrescenta-se o granulado de chocolate (ou em alternativa, raspas de chocolate).
  6. Com a ajuda de uma colher, ou de um saco de pasteleiro, colocar montinhos da mistura cremosa sobre papel vegetal, num tabuleiro, e levar ao forno a 170ºC (calor circulante) durante 10 minutos.


A receita original destas bolachinhas provém deste blog, sendo que foi adaptada porque na altura não tinha tanto côco ralado como era pedido, e como também usei manteiga de soja (como quase sempre uso) que é menos “sólida” que a manteiga comum, resolvi acrescentar os flocos de aveia ralados, pois cá em casa gostamos bastante de bolachas com aveia. Também não serão tão “low-carb” porque usei açúcar e não adoçante.


Tal como referi, o facto de a manteiga ser mais “mole” levou-me a pôr a mistura (que coloquei num saco pasteleiro) pelo menos 1 hora no frigorífico para que solidificasse um pouco mais.



Convém colocar no papel vegetal, os montinhos da mistura afastados uns dos outros, pois crescem um pouco de tamanho no forno, e assim não ficam colados uns nos outros. Quando as bolachinhas saem do forno, ainda estão ligeiramente moles, mas mal arrefecem ficam logo crocantes.
 
Cá em casa todos adoraram estas bolachinhas saudáveis, mas se calhar de uma próxima vez vou experimentar usar menos açúcar e menos manteiga, para ver como ficam.



Outras receitas + Other recipes

0 comentários

Follow by Email